16.8.13

Ler mais e melhor...

Este ano decidi que tinha de tentar ler mais durante todo o ano e não só durante as férias! O objectivo foi cumprido, mas as férias continuam a ter o maior peso na leitura, não há como negar... Neste post faço um pequeno resumo das minhas leituras até agora de forma a tentar inspirar-vos a ler mais... e talvez a pegarem num dos livros que sugiro! Nos entretantos li mais alguns que não estão aqui e espero ler mais até ao final do ano, mas sobre esses falaremos numa próxima oportunidade!

Este foi um dos primeiros a ser lido...  Foi uma surpresa do meu I. e só por isso um incentivo extra à leitura! E depois é MEC, não há como não gostar. Este livro é de crónicas que retratam várias coisas: a doença da Maria João, a recuperação dela, fala sobre comida, amizades, amores em geral... Dos dois que li dele o que mais gostei, sem dúvida!

Outro do MEC que tinha muita curiosidade em ler porque tinha visto muitas reviews que diziam que este livro era o melhor de todos... É muito bom, sem dúvida, muito forte também em termos de linguagem, o que é próprio do autor. No entanto aqui ele supera-se a ele próprio e há partes do livro demasiado detalhadas e explícitas, digamos assim! Um livro sobre o amor, o quanto ele é fodido... é naturalmente bom e tem muitas partes com que todos se identificam, mas em termos comparativos o outro ganhou esta batalha!

Mia Couto é outros dos autores que admiro e devoro... E já que estava numa de crónicas, inspirei-me e comprei este que são diferentes 'estórias', todas inspiradas nos costumes moçambicanos e com aquela magia dos contos africanos. Aquilo que mais que cativa neste autor é a capacidade de aglutinação de palavras... Quem o lê sabe do que falo pois ele consegue misturar 2 palavras que aparentemente nada têm a ver uma com a outra e criar uma palavra nova da mistura das duas... e que se pensarmos bem... faz todo o sentido! 

Este é o que estou a ler neste momento... Já me tinham falado de Agualusa e deste livro em especial, por isso quando o vi em promoção não deixei escapar a oportunidade! É sobre um dilúvio que houve na terra e onde as pessoas que sobreviveram tiveram de mudar de armas e bagagens para o céu, onde vivem em balsas e grandes embarcações! Há os filhos da terra que moram no céu e há os filhos do céu, que já lá nasceram... há muito misticismo e há a esperança de haver um lugar onde ainda há terra! 
So far so good... 

E vocês o que andam a ler?! Preciso de sugestões para quando terminar este...

Sem comentários:

Enviar um comentário