21.2.14

O meu primeiro Souflé

No outro dia fiz pela primeira vez na vida um Souflé. É um prato que a minha mãe faz regularmente (e muito bem) e toda a gente diz que é muito complicado.
Para primeira vez, não achei nada difícil e acho que correu muito bem...o que acham?


Agora a receita para 4 pessoas:
- 4 Ovos
- 50g Farinha
- 50g Margarina
- 2,5dl Leite
- E o que quiserem de recheio. Eu usei umas sobras de peixe grelhado e grelos cozidos 
- Queijo Ralado (para quem gosta)

Primeiro, aconselho a ter a mise en place (nome chique para ter tudo preparado antes de começar a cozinhar, para não parecer uma barata tonta). É preciso ligar o forno e separar a gema das claras (que tem que ser batidas em castelo) . Numa panela, derrete-se a manteiga e junta-se a farinha, como o início de um molho branco, junta-se o leite e retira-se do lume. 
Juntam-se os ingredientes, neste caso o peixe e os grelos, as gemas e o queijo. Depois, é só juntar as claras batidas com muito cuidado e sem amassar.
Deita-se tudo num pirex (que não foi o meu caso porque ainda não tenho, teve quer ser mesmo a forma de bolos) e colocar no forno durante 25/30 minutos a 200º - sem abrir para espreitar!

Et voi lá...o meu primeiro Souflé! Um prato ótimo para aproveitar restos mas também um verdadeiro petisco apenas com espinafres, queijo, ou até de chocolate.

Sem comentários:

Enviar um comentário